Detalhe da Notícia

Voltar 19/04/2018

Você compraria este raro Peugeot 205 GTI... blindado?

Blindar um veículo como um sedã médio ou um SUV é a decisão mais indicada para quem quer (e pode) se proteger da violência. Mas não um compacto como um Peugeot 205 GTI, certo? Pois foi exatamente o que fez um dos homens mais ricos da França.Bernard Arnault é presidente da LVMH, maior grupo empresarial de marcas de luxo do mundo e dono de nomes como Moët & Chandon e Louis Vuitton. Partiu dele a ideia de blindar um 205 GTI zero quilômetro em 1990, após procurar um carro discreto que pudesse ser dirigido por ele mesmo.
O projeto ficou sob a responsabilidade da Labbé, que desmontou o carro por inteiro antes de instalar os painéis de metal reforçado e vidros especiais para oferecer proteção de nível 2 — suficiente para parar projéteis de pistolas 9mm e Magnum.
Suspensão e freios também foram redimensionados para suportar os 525 kg extras de proteção, fazendo o 205 GTI saltar dos 875 kg originais para 1.400 kg.
Estas não foram as únicas mudanças: a cabine recebeu um novo revestimento em couro e ganhou ar-condicionado e direção hidráulica. O motor 1.9 de 130 cv não foi modificado.
A qualidade do trabalho impressiona pelo grau de detalhamento, fazendo com que a maioria das pessoas não percebam as alterações realizadas no carro. O 205 GTI foi utilizado por Arnault durante alguns anos, antes de fazer parte do seu acervo de carros de coleção.
O veículo está com 14.700 km rodados e será leiloado pela Art & Revs, de Luxemburgo. Quem quiser levá-lo para casa precisa desembolsar a bagatela de 37.500 euros — exatamente 11 mil euros a mais do que valor pedido pelo 208 GTI na França.

Últimas Notícias

Veja a lista completa