O comercial da picape Chevrolet Silverado exibido em um dos intervalos do Super Bowl ainda está dando o que falar nos EUA. No vídeo apocalíptico, o mundo aparece devastado, como as previsões maias sugerem que acontecerá este ano. Uma Silverado sai dos escombros e, apesar de um tanto danificada, dirige com desenvoltura pelo cenário aterrorizante. A seguir, o motorista se encontra com seus amigos sobreviventes, todos proprietários da picape grandalhona com a marca da gravata dourada. Eles sentem falta de um amigo, que era dono da rival Ford Série F, e não apareceu...
É claro que a GM esperava destacar as qualidades da Silverado e transmitir a mensagem de que a rival Série F é menos resistente e robusta, certo? Pois não foi bem assim que a audiência norte-americana entendeu. O tiro saiu pela culatra e o feitiço virou contra o feiticeiro. Uma pesquisa realizada na internet mostra que os acessos de visitantes no hotsite da picape da Ford cresceram 26% em comparação com o número de acessos antes do jogo. Quase na mesma proporção, as visitas ao site da Silverado caíram 25% no mesmo período. Ou seja, depois de assistirem ao comercial, as pessoas ficaram mais interessadas na Série F do que na Silverado.
A GM tenta há anos arranhar a imagem da Série F nos Estados Unidos, sem sucesso. Trata-se da picape mais vendida do país há 35 anos e do veículo mais vendido dos EUA há 30 anos. Em 2011, o grandalhona da Ford emplacou 70 mil unidades a mais que a rival da gravata dourada. Em janeiro deste ano, a diferença foi de quase 12 mil unidades. Apesar de ter solicitado à GM que não exibisse o comercial com tom apocalíptico e não ter sido atendida, a Ford já deixou claro que não pretende mover qualquer ação judicial por causa do vídeo. Pelo visto, nem teria motivo para isso.
Fonte: Foto: Divulgação / por Túlio Moreira / MotorDream