Detalhe da Notícia

Voltar 02/05/2012

Audi A1 quattro chega ao Brasil no segundo semestre...

Com apenas 333 unidades disponíveis para todo o mundo, o Audi A1 quattro não ficará de fora do mercado brasileiro. A marca alemã não revelou o preço ou quantos exemplares serão reservados para o nosso mercado, mas a versão do carrinho com tração integral e apelo esportivo chegará por aqui no segundo semestre. A edição limitada ostenta um dos sobrenomes mais tradicionais da história da Audi. Herança do já clássico cupê Quattro de rali, a alcunha indica a presença de tração integral, mas também evoca detalhes esportivos e potência nada discreta: 256 cv do motor 2.0 TFSI.

Com cerca de 600 componentes completamente novos ou modificados em relação à versão de série do compacto premium, o Audi A1 quattro foi desenvolvido durante 17 meses pelos engenheiros da casa de Ingolstadt. Durante a condução normal, a maior parte da tração é transmitida para as rodas dianteiras, mas o sistema transfere torque linearmente ao eixo traseiro quando a tração na frente diminui – levando para isso apenas alguns milésimos de segundos. O sistema de tração permanente quattro integral funciona em conjunto com o sistema de vetorização de torque: se uma das quatro rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo conduzido em situação limite, o recurso desacelera um pouco esta roda para evitar que ela derrape. Com isso, o A1 quattro melhora significativamente sua performance em curvas.

O motor faz com que o pequeno alemão cumpra o zero a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, atingindo a velocidade máxima de 245 km/h. A tração integral fica responsável por garantir mais controle direcional e estabilidade dinâmica, ainda que o ESP esteja inativo. Além disso, o motorista conta com a assistência elétrica e a relação direta da direção hidráulica, para garantir mais esportividade sem comprometer a dirigibilidade.

Mas não é só de potência que se faz um legítimo Audi quattro. Além da tração integral e do motor cavalar, o ‘foguetinho’ traz um pacote aerodinâmico que inclui spoilers integrados, grandes entradas de ar nos para-choques, saias laterais, aerofólio no teto e difusor de ar traseiro. A esportividade atinge seu ápice com a suspensão rebaixada e as rodas de liga leve de 18 polegadas. A carroceria também se destaca, com a cor branca e o teto pintado em preto de alto brilho. No interior, o destaque é a costura vermelha no couro preto dos bancos esportivos, além de detalhes em alumínio no painel.

Fonte: Fotos: Divulgação / por Túlio Moreira / MotorDream

Últimas Notícias

Veja a lista completa