Desde os primeiros “teasers”, a apresentação do Range Rover Evoque foi o maior “case” de marketing da história da Land Rover. Com diversas e bem boladas ações promocionais espalhadas peloa mundoa real e virtual ao longo do último ano, o menor dos Range Rover tornou-se um sucesso imediato e foi o automóvel mais falado na internet em 2010. Agora, às vésperas do lançamento oficial, chega a hora de finalmente botar o jipinho na pista. As vendas do modelo começam em setembro na Europa e, de acordo com a própria Land Rover, iniciam no Brasil ainda no último trimestre deste ano.
Com jeito de cupê, mas sem perder jeitão aristocrático de um Range Rover, o Evoque já nasce inovando. Com versões de duas ou quatro portas, é um carro desenvolvido para a cidade, mas com espírito aventureiro, preparado para todo o tipo de terreno. Ele é o menor, mais leve e mais econômico dos Range Rover já fabricados. Ele tem apenas 4,30 metros de comprimento, 2,60 m de entre eixos e 1,60 de altura.
Um dos toques de sofisticação do modelo fica por conta de uma variada gama de padrões interiores e exteriores, que faz com que cada proprietário tenha seu carro bastante personalizado. A preocupação com os detalhes do interior não ficam apenas por conta do acabamento em aço escovado ou em madeira lustrosa. O Evoque ainda possui um sistema de luzes ambiente todo em leds, que possibilitam ajustes de cor, de acordo com a preferência do proprietário. Para quem prefere aproveitar melhor a luz ambiente, traz teto solar panorâmico.
Com o objetivo de reduzir o peso, a fabricante utilizou materiais leves, como alumínio, magnésio e titânio na construção do novo modelo. E, pensando também em aproveitar melhor a moda do marketing da sustentabilidade, cada veículo utiliza 16 kg de plástico reciclado e 21 kg de materiais naturais renováveis em sua estrutura. A direção hidráulica eletricamente assistida – EPAS – ainda ajuda o novo Range Rover a reduzir o desperdício de energia e as emissões de CO2.
O Evoque será oferecido em três versões: Pure, Prestige e Dynamic. A primeira conta com um exterior tipo cupê e com interior em cores neutras, que valorizam a arquitetura da cabine. Na versão Prestige, o Evoque adiciona rodas de 19 polegadas e detalhes em alumínio. O interior, todo revestido em couro, é decorado em dois tons e tem acabamentos combinando madeira e alumínio. Já no estilo Dynamic, o Evoque ganha uma aparência mais robusta. No exterior se destacam as rodas de 20 polegadas, para-choque diferenciado, além das soleiras, grades e escapamentos cromados que ajudam a criar uma identidade mais forte ao modelo. O interior é mais esportivo, com bancos em couro e detalhes em madeira lustrosa.
Tecnologias já conhecidas em outros Land Rover, como o Terrain Response, o Controle em Declive, o Gradient Release Control e o Hill Start Assist, são alguns dos trunfos que revelam o lado off-road do Evoque e traduzem o consagrado estilo da marca britânica. Mas há lugar para algum ineditismo também. O Evoque será o primeiro Range Rover a oferecer o Assistente de Estacionamento – Park Assist –, que estaciona o carro automaticamente. Também será possível encontrar pacote de conectividade inédito para a marca, que suporta uma gama de aparelhos como iPhones, iPods, MP3 players e muitas outras tecnologias que se conectam via Bluetooth ou cabo USB.
O Range Rover Evoque pode ser equipado com os motores 2.2 turbo movido a diesel de 150 cv e 190 cv de potência e também com a unidade de força 2.0 turbo a gasolina que oferece 240 cv de potência. Segundo a Land Rover, esta versão a gasolina cumpre o zero a 100 km/h em apenas 7 segundos. O tamanho reduzido do Evoque ajuda na tarefa de fazer com que o motor tenha desempenho superior, emitindo menos CO2 que os demais modelos da Range Rover. A marca promete emissões menores que 130 g/km.
O novo Range Rover chega ao mercado europeu por 34.400 euros, pouco mais de R$ 80 mil, em sua versão mais simples. Modelos mais personalizados podem chegar aos 50 mil euros – o equivalente a R$ 114 mil. No Brasil, os preços do Evoque ainda não foram definidos – mas certamente estarão acima dessa faixa.
Fonte: por Rafael Carnevale/Auto Press