A competição "Ferrari World Design Contest", lançada pela marca de Maranello em parceria com a empresa de softwares de design Autodesk, convidou designers de todo o mundo para criar uma Ferrari do futuro. E o vencedor já foi anunciado. O projeto chama-se Eternità e foi concebido por estudantes da Universidade Hongig, de Seul, na Coreia do Sul. "Este modelo era a melhor interpretação de um puro-sangue", explicou o CEO da Ferrari, Luca di Montezemolo. O Eternità possui muitas tecnologias e materiais de nova geração, não apenas na sua arquitetura, mas em todos os outros aspectos.
Luca não esconde sua satisfação com os resultados do concurso. "Observar a criatividade dos jovens é uma estratégia fundamental em todos os caminhos da vida. O Ferrari World Design Contest representa uma janela aberta que queremos manter no mundo e um acesso para a energia criativa da próxima geração. Eu vi em primeira mão as muitas ideias inovadoras. Estou certo de que algumas destas sugestões virão à luz nos Ferraris do futuro", comemorou o CEO da Ferrari.
Todos os conceitos de design apresentados no concurso tiveram foco na redução do consumo de combustível através de sistemas de propulsão alternativos, particularmente motores híbridos. Outro ponto em comum era aumentar o prazer de dirigir através da redução de peso. Formas mais geométricas alternadas com linhas sinuosas e orgânicas surgiram em vários projetos de design.
Os três primeiros modelos classificados foram:
1) Eternit - Cheong Ju Kim (Coreia Rep.), Dre Ahn (Coreia do Sul) Sahngseok Lee (Coreia do Sul) - Hongik University (Seul)
2) Xezri - Samir Sadikhov (Azerbaigian) - IED (Turim)
3) Cavallo Bianco - Henry Cloke (Unidade Regno), Qi Haitao (China) - RCA (Londres)
Houve também dois prêmios especiais. O "Prêmio de Design Autodesk", para o melhor uso do software Alias no processo de projeto, foi para a escola Hongik. O segundo prêmio, para a mais inesperada solução tecnológica, foi para a equipe da Jiangnan University (China), pelas soluções técnicas técnicas contidas no conceito Drake.
Fonte: da Redação / MotorDream