A Jeep mostrará pela primeira vez na Europa a nova geração do Jeep Grand Cherokee na versão SRT8. O carro chega para brigar com Porsche Cayenne Turbo S, BMW X5M e Mercedes ML AMG, no segmento dos SUVs mais fortes. O SRT8 já havia sido apresentado no último Salão de Nova York, em abril, e será equipado com o novo motor HEMI V8 de 6.4 litros, que entrega 470 cv de potência e cumpre o 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e aos 255 km/h de velocidade máxima.
O objetivo da versão SRT8 é oferecer alto nível de desempenho em qualquer condição de dirigibilidade. O novo modelo apresenta as cinco características essenciais da filosofia SRT8: motor forte, design funcional, condução marcante, ótimo desempenho e interior inspirado nos carros de corrida.
Em baixa rotação, a entrega do torque máximo é garantida pelo coletor de admissão variável. Cerca de 90% dos 64,2 kgfm de torque máximo está disponível entre 2.800 e 6.000 rpm, o que garante ao utilitário esportivo melhor desempenho em linha reta e performance de esportivo de competição.
O V8 traz também o sistema de desligamento de cilindros, que pode deixar o Cherokee com apenas quatro dos oito em funcionamento quando com pouca carga. Isso assegura uma melhoria de 13% na eficiência de combustível na estrada. O resultado também é alcançado por uma válvula ativa no escape.
Visualmente, o SRT8 ficou mais baixo e muito esportivo. A tradicional grade de sete barras é da cor do carro e é adornada por novos parachoques com spoilers integrados para um visual agressivo. Alguns detalhes cromados dão o toque de sofisticação. Por dentro, inspiração nas corridas. O volante tem a base chata e couro Nappa nos revestimentos internos. Além disso, apliques de fibra de carbono no painel e nas portas.
A Chrysler é ambiciosa com o novo SRT8 em solo europeu. Para a marca, o carro representa a combinação entre as capacidades habituais de um legítimo Jeep com a performance arrasadora do Hemi V8. Entretanto, deve ser no mínimo difícil colocar as enormes rodas com pneus esportivos sequer perto da terra.
Fonte: da Redação / MotorDream