A Ford mostrou ao público do Salão de Los Angeles o novo crossover que irá substituir tanto o Escape norte-americano quanto o Kuga europeu, sendo o primeiro modelo global nesse segmento para a Ford. O visual do carro, que deve manter os nomes usados nos diferentes mercados, tem o estilo ainda muito parecido ao conceito Vertrek mostrado no início de 2011 no Salão de Detroit, e traz também alguns elementos do Focus, como a enorme entrada de ar no parachoque dianteiro.
Um dos focos do desenvolvimento foi garantir a eficiência dos propulsores usados no carro. Para os Estados Unidos, o Escape terá a opção de um 2.5 litros - provavelmente o mesmo usado no Fusion vendido por aqui -, além da gama Ecoboost a gasolina com variantes 1.6 e 2.0 litros. Na Europa, o Kuga terá apenas os motores menores, além de uma vasta linha de motores a diesel. Até mesmo o novo 1.0 litro Ecoboost deverá equipar o novo Kuga.
O modelo cresceu em todas as dimensões, e boa parte do aumento no comprimento foi dado no entre-eixos, para dar melhores acomodações aos passageiros do banco de trás e maior porta-malas, principais calcanhares de aquiles do Kuga anterior.
O novo carro é muito representativo para a Ford, e deve ser um dos principais lançamentos para 2012, junto com uma nova geração do Mondeo. A marca enfim atualiza o já ultrapassado Escape norte-americano e se coloca no segmento com um concorrente à altura das novidades, como o Honda CR-V, também mostrado em Los Angeles.
Fonte: da Redação / MotorDream