Uma pesquisa encomendada pela NADA, a associação dos distribuidores dos Estados Unidos (equivalente à Fenabrave no Brasil), mostra que investimentos grandiosos na decoração e ampliação de concessionárias não são revertidos em aumento de vendas. A entidade afirma que as exigências feitas pelas montadoras na modernização e padronização das redes de distribuidores acabam diminuindo as margens de lucro sem trazer incremento nas vendas.
Este é um assunto em voga nos EUA e foi um dos principais temas do congresso da NADA, realizado entre os dias 3 e 6 de fevereiro em Las Vegas. Coincidentemente, a General Motors anunciou, no mesmo período, o seu programa de expansão da rede de concessionários das marcas Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac no país. O grupo norte-americano determinou que mais de 3.400 pontos de venda espalhados pelos Estados Unidos devem aderir a um novo programa de imagem e experiência do cliente.
A GM irá, inclusive, premiar os revendedores que cooperarem com o programa de forma voluntária. A ideia é ter um mesmo padrão de instalação, de estratégia de vendas e de prestação de serviços. As melhorias incluem novo padrão de fachada, showroom mais moderno e iluminado e salas de espera com acesso para internet Wi-Fi. Em algumas lojas, haverá até mesmo um café ou bar. Há concessionárias premium da Chevrolet e da Cadillac que oferecem até área de lazer para crianças, computadores para acesso dos clientes e academia de ginástica completa.
De acordo com a GM, os investimentos compensam. As vendas do grupo no varejo – que contabilizam os compradores individuais – cresceram 18% em 2011. O segmento representa 60% do mercado de automóveis e comerciais leves dos Estados Unidos. A NADA, no entanto, acredita que a economia norte-americana ainda não se fortaleceu a ponto de justificar altos investimentos em programas de imagem que não se traduzem, necessariamente, em vendas. Os custos com padronização dos ambientes são ainda mais polêmicos. A NADA afirmou que os fabricantes foram receptivos à sugestão de negociar novas regras após a divulgação da pesquisa.
Fonte: Fotos: Divulgação / por Túlio Moreira / MotorDream