Detalhe da Notícia

Voltar 28/04/2011

Dicas de Blindagem

Com a escalada da violência, o comércio de veículos blindados cresceu assustadoramente no Brasil. Nosso país é hoje o terceiro mercado mundial de carros “encouraçados”, atrás apenas de Colômbia e México. Pensando nisto, que na verdade é uma triste realidade de nosso país.
Mensalmente são blindados entre 250 e 300 automóveis e o nível de proteção mais requisitado é o médio (3 e 3A), que suporta armas de baixa velocidade e curto alcance como as pistolas 9 milímetros e Magnum 44. De olho neste “filão”, as empresas blindadoras proliferaram. A maioria trabalha com normas técnicas americanas ou européias, no entanto algumas empresas oferecem blindagens a preços menores, protegendo apenas os vidros ou a porta do motorista. Este procedimento é extremamente condenável, visto que o bandido não escolhe o lugar que vai atirar. A blindagem é um serviço caro e que requer o desmonte quase total do veículo. Por toda a carroceria são “coladas” mantas de aramida (um polímero ultra resistente). Já os vidros são compostos por camadas de policarbonato e podem medir até 21 milímetros. Uma boa blindagem deve cobrir também os pneus, colunas, ancoragem do cinto de segurança, maçanetas, retrovisores externos, divisão entre motor e cabine, porta-malas e banco traseiro.


- Todo veículo blindado deve ser registrado nas secretarias estaduais de Segurança Pública. Se o carro não possuir o documento à parte, você deverá providenciá-lo.

- Certifique-se de que a empresa blindadora ainda existe, visto que não é difícil nesse ramo algumas empresas fecharem de uma hora prá outra.


- Exija sempre o certificado da blindadora, com nome da empresa, nível de proteção prometido e data em que o serviço foi executado.

- Carroceria - Verifique pneus, colunas, ancoragem do cinto de segurança, maçanetas, retrovisores externos, divisão entre motor e cabine, porta-malas e banco traseiro.

- Vedação e acabamento - Confira as borrachas e se não há peças internas soltas.

- Vidro Elétrico - Apesar de quase nunca se abrir o vidro, verifique se eles sobem e descem normalmente.

- Vidros - Bolhas e descascados não podem passar de 1 cm³. Trincas de até 5 cm não comprometem. Vidros deslaminados e esbranquiçados exigem troca.
Fonte:

Últimas Notícias

Veja a lista completa